terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Método das 28 palavras - Recurso Educativo Aberto

Actividade realizada em JClic para a semana 4 do Curso SENNET - RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS ACESSÍVEIS, de forma a responder à proposta de criação de um recurso educativo aberto que complementasse a unidade de aprendizagem planeada na semana 3.
Para aceder à actividade, clique na imagem abaixo.
 Actividade JClic - Método das 28 palavras
Para descarregar a actividade e executá-la no seu computador (deve ter instalado previamente o JClic Player), clique na ligação seguinte
Actividade em Jclic - Método das 28 palavras

Considerando que o acto educativo tem como essência a partilha e que, por isso, essa partilha deve ser procurada a todo o custo, é importante que seja considerada a acessibilidade, para que essa partilha se estenda a públicos tão diversificados como seja humanamente possível.
Ora, se os Recursos Educativos Abertos são, por natureza, mais acessíveis, libertando-se, por exemplo, de restrições que os conteúdos comerciais obrigam a respeitar como a restrição a um formato e um equipamento, também é verdade que muitos deles estão incorrectamente desenhados, impedindo o acesso a alunos com deficiência.
Felizmente, muitos destes recursos têm, pelo menos potencialmente, a vantagem de permitir alterações e melhorias, o que os torna objectos de aprendizagem mais próximos dos utilizadores com necessidades específicas de acesso.
Eis um magnífico convite, tão grande como o desafio.

O recurso que propomos é, desde logo, uma alternativa a outros materiais que apresentámos na lição sobre o método das 28 palavras, facilitando o acesso a, por exemplo, crianças com deficiência motora.
As imagens e palavras são grandes e com bom contraste podendo, além disso, usar-se videoprojector para aumentar as imagens, trabalhar em grupo/grande grupo, etc.
Utilizou-se a letra de imprensa maiúscula para permitir um reconhecimento gradual das letras do teclado.
O texto nas actividades é sempre acompanhado de gravações áudio que repetem o texto, muito importantes nesta fase em que os alunos estão a aprender a ler.
A versão online permite o acesso em computadores que não têm o software instalado.
O Jclic Player tem uma versão (offline) que permite o acesso através de varrimento.
Apresentamos, além disso, um meio de contacto para que futuros utilizadores possam contactar-nos com propostas, comentários ou críticas.

Consultámos:
Creating, Using and Sharing Open Educational Resources, por Rory McGreal, em Outubro de 2013
Workshop on the use, re-use and re-purpose of OER
OER Handbook (Capítulo Accessibility)
Livro A Basic Guide to Open Educational Resources (OER)

Sem comentários:

Enviar um comentário